terça-feira, 5 de junho de 2012

LENDAS E CONTOS DE PARANAPIACABA

E lá vamos nós para mais uma aventura em Paranapiacaba, desta vez trago as lendas e contos costumeiros entre os moradores e visitantes desta cidade tão mágica e misteriosa. Preparados para mais este arrepio?

O VÉU DA NOIVA


 A neblina presente na vila por muitos é chamada de “Véu da Noiva”, já que conforme o mito, a filha do Engenheiro chefe apaixonou-se por um operário brasileiro, eles mantinham o romance as escondidas pelo fato da não aceitação do engenheiro, pai da moça, e no dia de seu casamento a mesma foi proibida de realizar a cerimônia pelo pai, conta-se também que há a possibilidade de seu noivo ter sido assassinado a mando de seu pai o fato é que o noivo nunca mais foi visto. Na desolação da noiva ao saber do terrível fato,  a moça saiu em desespero correndo aos fundos da igreja e vestida de noiva se jogou do precipício que existe na mata resultando em seu suicídio. Após o ocorrido, a noiva vem visitar seu amado todo o dia, "ela" é vista deixando cair sobre Paranapiacaba seu véu gélido e mortal.

O MITO DO RELÓGIO


Outra história comumente declamada pelos habitantes da vila gira em torno do mito do relógio, que diz respeito à escrita do número quatro em números romanos “IIII”, ao invés de “IV”. O mito relata que houve um acidente envolvendo a colisão entre dois trens, pois o maquinista que partiu da Estação Ferroviária de Paranapiacaba ao olhar para o espelho retrovisor para checar a hora do embarque confundiu os número IV com o número VI, trocando assim o horário do embarque, provocando o choque com outro trem.  Por isso gerou a necessidade da troca do número romano IV por IIII, para eliminar uma futura “confusão”.

O TÚNEL DOS MORTOS


O terceiro mito popular é igualmente comum entre os habitantes da vila: a lenda do túnel dos mortos. Reza a lenda que na antiga estação de comboio houve um massacre dos escravos que trabalhavam no cultivo de café. Pessoas da vila dizem que ouvem e veem espíritos dos escravos e dos coronéis toda sexta feira. No túnel, por onde passava o comboio, hoje chamado "túnel dos mortos" estão os escravos enterrados nas paredes e diz-se também que é possível ouvir os seus gemidos desesperados através das mesmas.
                                                                   CRUZES!!!!

FANTASMAS NA CACHOEIRA DAS MOÇAS


A cachoeira leva este nome, pois reza a lenda que três moças haveriam morrido afogadas lá. Contam quem acampou lá que durante a noite ouviram barulhos estranhos, como se alguém cortasse uma árvore com um machado.

O MORADOR DO CASTELINHO

A residência mais imponente e mais luxuosa da vila de Paranapiacaba é o castelinho, que foi construída para ser a moradia do Engenheiro Chefe da ferrovia e de um ponto onde podia-se avistar todo o pátio e a vila, tendo o controle do trafego do local.

Esta residência foi habitada durante um período por apenas uma única família de um Engenheiro, pouco se sabe sobre os antigos moradores. Ele habitava o castelinho com sua esposa, filhos e genro.

Durante muito tempo a construção esteve abandonada e foi reformada em 2002, algumas pessoas afirmam que a residência é habitada pelo fantasma do engenheiro chefe e sua esposa, pois há relatos já foi visto o fantasma e ele se parece com o quadro do engenheiro que está pendurado na sala.
PS: logo tiramos a conclusão que este engenheiro chefe é o mesmo da 1° história (véu da noiva) e ele tinha mais de uma filha.

O VIGIA

Na década de 50 ou 60, existia um guarda da ferrovia responsável pela ronda noturna que se comunicava com os moradores para saber se tudo estava bem em suas residências; Ele batia três vezes nas portas do fundo das casas e o morador deveria fazer o mesmo para dizer que estava tudo bem.

Em uma noite ele foi assassinado, não se sabe o motivo. Mesmo após sua morte, alguns moradores afirmam que em algumas noites ouvem os três toques e que eles ainda respondem para que o espírito não entre em suas casas.

PS: este eu achei particularmente sinistro!!!!!

OUTRAS HISTÓRIAS:
A BAILARINA


Algumas pessoas dizem que há outras histórias como a de uma bailarina do Clube União Lyra Serrano que sapateia a noite no palco. Eu estive lá nas fundações no clube e não pude ver nada, mas é outro local espetacular para se visitar. Porém ela continua se apresentando toda noite e quem passa ao lado do Clube garante que ouve seus sapateados.

AS CASAS




 Não é de hoje que ouço algumas histórias de que algumas são assombradas por fantasmas de ex-moradores que viveram uma vida inteira lá. Na casa de um dos moradores do local que hoje não mora mais na cidade, afirmava que a casa era habitada pelo espírito de um oficial de segurança da vila, ele teve de rezar muito para que o espírito fosse embora.

Por fim Ouso arriscar que a famosa Dona Francisca do artesanato será parte integrante dos mitos e lendas da vila. Esta senhora comumente visitada por turistas conta poemas e histórias da região demonstrando fazer parte da cultura de Paranapiacaba.



Anexo: como a lenda do Véu da noiva foi colhida de moradores da cidade, pode ocorrer divergências entre eles quanto a história, porém temos aqui uma nova versão cedida tão gentilmente por Karina Beraldo, muito obrigada! E vejam o link: http://kaberaldo.multiply.com/photos/album/10/10?&show_interstitial=1&u=%2Fphotos%2Falbum

(Extraído e adaptado dos  sites:  lendas de  Paranapiacaba e  Sobrenatural. org.)








10 comentários:

  1. Muito bom rsrsrs ameiiii ... estaremos ai amanhã ... curtindo um verdadeiro montain bike!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wowwww, maravilha façam isto mesmo, se conectem a natureza e vivam a alegria de se divertirem com bem estar. Abraços e bom passeio.

      Excluir
  2. Muito bom essas lendas de paranapiacaba,gotei muito leva-nos a viajar no tempo com as hitórias da região.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente impressionante!!!

    ResponderExcluir
  4. Já fui varias vezes em Paranapiacaba e o carro da minha irmã sempre engasga na frete do teatro.

    ResponderExcluir
  5. gente eu indico o lugar principalmente o a casa do engenheiro ele era um cara extremamente esperto

    ResponderExcluir
  6. Mtu top mês que vem estarei por ai!!!

    ResponderExcluir
  7. Mtu bommmm mes que vem estarei por ai!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu acampei muito na mata da vila porem nao lembro de ouvir outro som a nao ser o da natureza que e exuberante

    ResponderExcluir

Olá, quero saber o que você pensa, deixe seu comentário!